O Espaço “TANAH – Direção de Arte & Cinema” existe desde de 2011. Começou como “Etcetera”, acervo de Objetos e Espaço de trabalho da Diretora de Arte Carol Tanajura e a partir de 2017 além de continuar abrigando equipes de Arte e outros profissionais em fases diversas de projetos, começa a sistematizar seus móveis e objetos para possibilitar o aluguel para produções e se transforma também em ponto de encontro e estudos, onde acontecem Consultorias a outros profissionais da área, monitorias e Oficinas.
Durante o ano de 2020 começamos a nos preparar para produzir cursos e Oficinas. No 2o semestre, diante na necessidade de reinvenção e de expandir fronteiras dentro do mundo virtual, investimos na reconfiguração da identidade visual e passamos a nos chamar “TANAH – Direção de Arte & Cinema” e demos pequenos passos para criar um ambiente de discussão e construção no audiovisual, a proposta é um espaço onde acontecem cursos e outras atividades culturais, por enquanto no mundo virtual.
Além dos outros eventos, já aconteceram 7 edições da Oficina Contínua de Direção de Arte, as 3 últimas Online, Ao Vivo. Entre fevereiro e março de 2021 aconteceu a 7ª edição da Oficina Contínua de Direção de Arte, uma edição mais robusta com o apoio a Lei Aldir Blanc, com 96 horas aulas, 50 alunos de todo o Brasil e envolvendo cerca de 20 profissionais da área.
Agora é a hora de expandir e vamos dentro do Espaço Tanah (@tanah.art) oferecer Oficinas de diversas áreas do audiovisual.
O acervo e o espaço físico continuam existindo e quando for possível o Espaço Tanah abrirá suas portas novamente! A porta virtual está sempre aberta e podemos sempre no conectar através das redes!
Nossa rede criativa
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIFACS - Universidade Salvador, 2016. Em 2019, participou da Oficina Contínua de Direção de Arte, promovida por Carol Tanajura. A partir daí, trabalhou como diretora de arte no espetáculo “Bateu uma onda forte”, no Teatro Gamboa Nova (set/2020); no videoclipe “Chica” do cantor Felupz (set/2020); no editorial de moda dirigido e fotografado por Kevin Oux, para a revista Tirade, publicado em Londres (out/2020); e como assistente de direção de arte, na publicidade da “Bendito Salgado”, produzida pela Voo Audiovisual (nov/2020). Atualmente é responsável pela Produção da OCDA-21.
Angela Carballal
Diretora de Arte e Cenógrafa.
Graduada em Arquitetura pela Ufba com especialização em Direção de Arte para Cinema e TV Universidade Estácio de Sá (RJ).
Como Diretora de Arte realizou diversos projetos como os longas: Pinta (2013), Comeback (2016), A Finada Mãe da Madame (2016), Sem Descanso (2019), A Cidade do Futuro (2016), Guerra de Algodão (2018) e Longe do Paraíso (2019).
Em 2018 começa a investir em seu Projeto de Formação, a Oficina Contínua de Direção de Arte, no intuito de formar mão-de-obra para o mercado de trabalho e fortalecer a importância da Direção de Arte no Audiovisual. Em 2020 realizou 2 edições virtuais e no início de 2021 uma versão mais robusta envolvendo cerca de 20 profissionais.
Com a pandemia e a necessidade do Isolamento Social, Carol se aproxima do universo das redes sociais. Reconfigurou o Espaço Tanah para ele ganhar força virtualmente, realizando cursos, debates e outras atividades culturais.
Carol Tanajura
Graduada em Comunicação Social, é diretora de arte, cenógrafa e figurinista. Iniciou no audiovisual em 1999, com o curta-metragem “Nunca Nada”. Trabalhou com diversas esferas do audiovisual assim como em outras linguagens artísticas como teatro e música, sempre dentro do departamento de arte.
Tem formação em Design de Produção pela Escuela Internacional de Cine y TV de Santo Antonio de los Baños, Cuba e em Artes Dramáticas com ênfase em figurino pelo IFBA.
Foi professora e orientadora do curso de extensão da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, de Direção de Arte e professora do Workshop Introdução ao Design de Produção ministrado na Universidade do Estado da Bahia – UNEB